Minc e Tolmasquim: visão holística?

Telma Delgado Monteiro
Continua o festival de besteiras sobre licenças ambientais, turbinas e áreas alagadas que os jornalistas nos obrigam a ler ao divulgar entrevistas de Maurício Tolmasquim, Carlos Minc e Edison Lobão, respectivamente presidente da Empresa Pesquisa Energética (EPE), Ministro do Meio Ambiente e Ministro de Minas e Energia.

Quem precisa de "visão holística" é o próprio Maurício Tolmasquim que só consegue pensar em obter licença ambiental para satisfazer as empreiteiras. Joga toda a culpa da incompetência no planejamento do desenvolvimento do Brasil nas Ongs, no Ministério Público e no Judiciário. Aliás, ele errou porque o Judiciário tem sido um grande aliado dele e do resto do governo quando ignora as ilegalidades perpetradas nas emissões de licenças ambientais para projetos de aproveitamentos hidrelétricos, energia nuclear e termelétricas.  Continua...

Ele tem razão sobre ter alguma coisa errada no processo de licenciamento de projetos hidrelétricos: é o tal novo modelo elaborado  pela ex-ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff. Tentaram facilitar para os empreendedores que queriam chegar no leilão com a licença ambiental pronta e o tiro acabou saindo pela culatra. 

Então, muito bem senhor Mauricio Tolmasquim, vamos fazer um debate com a sociedade brasileira, mas com toda a sociedade, e não com meia dúzia de empresários e várias dúzias de abdibs e abraces. E o contencioso judicial só existe porque a sociedade está insatisfeita, porque não se respeita a Constituição Federal e nem a legislação ambiental. 

E lá vem o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, agora, "O Destravador", que não conhece nada de hidrelétricas, dizendo que a turbina bulbo diminui a área alagada e que causa menor impacto. Já cansei de dizer que eu gostaria de ver os estudos científicos que provam isso. Turbina bulbo é para rios de planície com baixa queda! E que grande sabedoria ao afirmar " todas as hidrelétricas, daqui para a frente, serão autorizadas com esse padrão.  Acabou aquela idéia de inundar metade do mundo"! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Cordel da Energia

Qual, é afinal, o papel da Funai?

A Amazônia e a Reserva Nacional de Cobre e Associados (RENCA)