segunda-feira, 7 de março de 2011

Power Flowers permitem captar energia do vento nos centros urbanos



 Isabel Palma

O aproveitamento das energias renováveis é fundamental no combate às alterações climáticas e dependência de fontes de energia externas. Diversas empresas têm desenvolvido novas formas de captar estas energias. As Flower Powers geram electricidade a partir do vento, em locais normalmente inacessíveis aos aerogeradores convencionais.

Ao longo do tempo têm surgido diversos avanços nas tecnologias de energias renováveis, nomeadamente novas abordagens na forma de captar esta energia.
Uma empresa holandesa (NL Architects) tem pesquisado formas de colocar turbinas eólicas mais próximas dos consumidores finais e com um design apelativo. Normalmente estes equipamentos localizam-se em locais rurais, afastados da população. 
Uma das inspirações para este projecto foi uma turbina vertical denominada Eddy, desenvolvida  pela Urban Green Energy. Segundo os seus construtores esta turbina pode ser montada em menos de uma hora, resiste a ventos superiores a 193 km/h e tem um tempo médio de vida superior a 20 anos.
A proposta da NL Architects é um equipamento em forma de árvore, denominado Flower Power, que apresenta uma coluna de aço oco com ramos na parte superior. Estes ramos teriam 3 ou 12 turbinas semelhantes à turbina Eddy. Por serem mais leves e mais pequenas poderão ser facilmente montadas nos parques, ruas ou estradas dentro dos centros urbanos.
Contudo, estas turbinas são menos eficientes que os grandes aerogeradores que vemos nas paisagens rurais. A equipa estima que uma Flower Power com 3 turbinas pode gerar 13.000 kWh por ano, se considerarmos uma velocidade média do vento de 5m/s. Uma estrutura com 12 turbinas poderá gerar 55.000 kWh. Esta ineficiência é no entanto compensada pela facilidade de implantação em locais normalmente indisponíveis para este tipo de estrutura.
Após uma fase de desenvolvimento necessária para ultrapassar algumas questões técnicas permanece a questão se a população estaria disponível a ter estes equipamentos na sua rua ou no meio do parque local.  Naturlink


Leituras adicionais:


Documentos recomendados:


Nenhum comentário:

Postar um comentário