PCHs e o Bode na Sala

Telma Delgado Monteiro


A Revista Istoé desta semana publicou uma matéria sobre a liberação de 79 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) em construção no Brasil outorgadas pela Aneel e liberadas pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA). Outras 299 já estão em funcionamento. O governador de Rondônia, Ivo Cassol, é quem detém o maior número delas.

Segundo a revista, o Ministério Público Federal está investigando a forma ágil como essas PCHs estão sendo licenciadas sob pressões de políticos. Leia a matéria completa

As hidrelétricas do Madeira parecem ser o bode na sala. Elas estão chamando toda a atenção da sociedade enquanto, no outro lado, grandes empresários usam sua influência para construir pequenas hidrelétricas nos rios brasileiros. A energia gerada pelas PCHs é vendida a preços altos ao governo federal que revende a preços subsidiados para os mesmos empresários.

O golpe conta ainda com financiamentos de longo prazo. Esse é exatamente o caso do grupo do governador Blairo Maggi, de Mato Grosso, que é parte do consórcio no caso escandaloso do Complexo Hidrelétrico do rio Juruena.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Cordel da Energia