Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais

Volta à Minas colonial 

Assista ao vídeo Conceição II sobre como a Mineração Anglo Ferrous Brazil, da Anglo American, trata as comunidades tradicionais de Minas Gerais.

Assista ao filme Ouro de Sangue mostra os descalabros da mineração de ouro a céu aberto em Paracatu, cidade bem próxima do Distrito Federal, formada durante a corrida do ouro da época colonial, no Oeste de Minas.

Comentários

  1. O município de Conceição inaugura o início do seu fim e não haverá nenhuma autoridade séria para detê-lo. Há muito dinheiro em jogo. O diretor de "sustentabilidade" da Anglo Ferrous é o exibido Willer Pós, ex-presidente da FEAM, do IGAM e diretor da Anglogold Ashanti, levado para a Anglo Ferrous pelas mãos de Roberto Carvalho, presidente da Anglogold que, por sua vez, autorizou a venda do projeto Ampari, no Amapá, ao amigo Eike Batista por US$ 18 milhões em 2003 que o revendeu por US$ 125 milhões 03 meses depois...! Não há lei nem autoridade que contenha essa turma. Que os munícipios de Conceição se acostumem com a devastação ambiental que está por vir, irremediavelmente.

    ResponderExcluir
  2. pessoas da cidade deveriam fazer uma manifestação para impedir..
    é muito dinheiro rolando é eles não pensam na população..esse governo de minas é uma vergonha.

    ResponderExcluir
  3. CARO AMIGO O POVO ESTA ILUDIDO COM AS PROPOSTAS DE EMPREGOS KE ESSAS GRANDES MULTINACIONAIS ESTAO PROPORCIONANDO. O KE ADIANTA JA OUVE PROTESTOS REUNIOES VARIOS MOVIMENTOS CONTRA A INSTALACAO DESSA MINERADORA
    MAI O KE E MEIA DUZIA DE PESSOAS LUTANDO CONTRA O FAMOSO EIKE BATISTA O BILIONARIO BRASILEIRO.TERIA KE SER UMA MOBILIZAÇAO MUITO GRANDE PARA CONSEQUIR PARAR ESSA INSTALAÇAO NO NOSSO MUNICIPIO. ATE MSM KE HOJE EM DIA AS PESSOAS SE PREOCUPAM MUITO COM O HOJE E NUNCA COM O AMANHA .

    ResponderExcluir
  4. VOCES DE CONCEIÇÃO estão achando ruin,pior e a gente aqui da cidade do SERRO,temos o unico decreto de lavra da região numero 5130/56,uma planta instalada,muitas promessas,mas estranhamente eles não começam,pensamos aqui no serro que querem começar junto com CONCEIÇAÕ,uma falta de respeito com a comunidade.

    ResponderExcluir
  5. Uma cidade linda! A capital mineira do eco turismo. Que pena.
    Para quem vê o estrago que a Ferteco fez perto de BH sabe como a pobre cidade vai ficar...

    ResponderExcluir
  6. digo!!! que olhando as coisas em um modo diferente. pode ate ter logicamente um impacto
    com a mineraçao,mais pode traser trabalhos,gente nova,e outras oportunidade.
    temos que ser mais tolerantes,e ser otimista.
    tudo vai ser melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É!! o dinheiro é mais importante né?!?
      É por isso que o mundo esta sofrendo as conseqüência da ganancia.

      Excluir
  7. Diz o comentarista acima: temos que ser mais tolerantes e ser otimista. tudo vai ser melhor.
    Com certeza vai ser melhor para ele e o chefe dele, hoje o oitavo homem mais rico do mundo!
    O resto, inclusive Conceição do Mato Dentro, que se dane, né?

    ResponderExcluir
  8. digo!!! Quem olha "as coisas de um modo diferente" para defender a extração de minério destruindo a topografia da região e vender o produto para o exterior, realmente olha as coisas de um modo diferente: olha para O PRÓPRIO BOLSO!

    ResponderExcluir
  9. O PROBLEMA AKI E KE O POVA NAO LEMBRA KE ANTES DESSA MINERADORA CHEGAR O KE TRAZIA LUCRO PRA CIDADE ERA O TURISMO ECOLOGICO .E COM ESSA MINERADO CHEGANDO ISSO TUDO VAI ACABAR . AI DEPOIS KE FOREM EMBORA FICA SO A DESTRUICAO O DESEMPREGO AS DOENCAS E NADA MAIS KE ISSO .

    ResponderExcluir
  10. Todo desenvolvimento gera impactos(negativos e positivos), isto é fato, o problema que a região que está sofrendo impactos não está se desenvolvendo. Sua atividade principal é o turismo, com a exploração das mineradoras ocorrerá a descaracterização do ambiente geográfico que é um dos atrativos do município.
    Sobre gerar emprego, gera sim, mas nem sempre são pessoas da comunidade autóctone que são beneficiadas, na maioria das vezes os funcionários das empresas vem de longe e ficam na cidade só por algum tempo.
    A Legislação para exploração de minério é frouxa e a fiscalização mais ainda.
    Lamentável.

    Não sou de Conceição de Mato Dentro, mas já ouvi, li e vi coisas a respeito.

    Obs: Como forma de recompensa os empresários investem em projetos sociais, mas pelo que tenho conhecimento são em maioria projetos que dêem a eles visibilidade perante a sociedade.


    Ontem no programa Roda Viva (TV cultura) Eike Batista foi questionado sobre relação do governo com grandes empresários (empresas), se alguém interessar em ver a parte da entrevista, segue o link.

    http://www.youtube.com/watch?v=CKQ47vmYzh4


    Comentem o que acharam, eu concordo com o Paulo Moreira Leite quando ele diz que: "Empresário grande e governo sempre são uma mistura e sempre vai ter uma parte que vai ficar secreta."

    ResponderExcluir
  11. CMD POSSUI UM POVO QUE SEMPRE FOI ILUDIDO PELOS SEUS PROPRIOS POLÍTICOS SEM CARÁTER.PENSANDO SÓ EM SI E SEUS FAMILIARES ESTES FALSOS ADMINISTRADORES SE VENDERAM AOS MINERADORES SEM ESCRUPULOS QUE SÓ QUEREM LUCRAR AS CUSTAS DOS IDIOTAS.ESSES ADMINISTRADORES NÃO GOSTAM NA VERDADE DE SUA TERRA NATAL QUEREM DINHEIRO PARA INVESTIREM FORA DA CIDADE.LIBERAM LICENÇAS AMBIENTAIS A PREÇO DE BANANA. SOU NASCIDO NA TERRA MAS TENHO VERGONHA DESSA ATITUDE PASSIVA DESSE POVO COMPRADO´,DESSES POLITICOS CORRUPTOS E COMPROMETIDO COM FALSAS POSTURAS POLITICAS EM FAVOR DA PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE COMO 'josé fernando aparecido" MOSTRANDO UMA IMAGEM DE AMBIENTALISTA JUNTO A MARINA SILVA.

    ResponderExcluir
  12. Percebo que algumas pessoas estão se manifestando contra a instalação da mineração em conceição. Podem ter certeza que estas pessoas que estão contra este empreendimento não tem noção do benefício que este projeto trará para conceição e região. Do mesmo jeito que poderá haver devastação como dizem, haverá projetos executados de recuperação do solo, agua e ar. A anglo é uma das maiores empresas do mundo com mais de 100000 empregados e 90 anos de existência. Eu trabalho nela em Barro Alto GO e vejo com meus olhos como que a mineradora mudou a vida do municipio e regiões pra melhor. Muitas coisas mas muitas mesmo que o poder publico não faz em nenhum lugar a companhia faz, beneficiando toda a populaçao.
    È muita renda que vai entrar ai na sua cidade, são muitos salários, as famílias não perderão mais os seus filhos para outras cidades em busca de melhores condições de vida.
    Podem ter certeza, é muito melhor ter uma mineradora como a anglo na cidade do que veverem submetidos aos miseros salários oferecidos pelos fazendeiros e latifundiários.
    Quem é contra são aquelas pessoas que tem sua vida independente de bons salários ou de benefícios que só empresas como a anglo faz.
    acreditem, com a mineradora as vidas das pessoas desta cidade serão bem melhor.

    ResponderExcluir
  13. O maior exemplo de explosão do progresso da instalação de mineradoras, são as cidades: Pedra Branca do Amaparí-Ap. Perauapeba-Pa e Ipiaú-Ba.

    Não podemos ser tão pessimista. eu agredito em grandes projetos como: Anglo Ferrous Amapá/Ap; e Anglo Ferrous Conceição do Mato Dentro/Mg e Mirabela Mineração do Brasil Ltda em Itagibá/Ba.

    Antonio Pereira Souza. Ex-Técnico Mecânico da empresa Anglo Ferrous Brasil e Atual Supervisor de Lubrificação da empresa: Mirabela Mineração do Brasil Ltda.

    ResponderExcluir
  14. Flávio Lages Rodrigues16 de março de 2011 às 17:44

    Enganécio Neves e Tonho Anestesia na frente vendo a cor do ouro e o povo atrás com o ferro da mineração. Levam ouro e falam que é minério de ferro. Típico de colonizadores mesmo. E a cultura, a saúde, a educação e a segurança, como andam em Minas?
    Gente de Minas fiquem espertos que não haverá nenhuma proposto sustentável e sim lucrável. O ouro e vários minerais vão e o dinheiro disso Eike maravilha empregará no Rio de Janeiro que não tem onde mais enfiar dinheiro da Petrobras.

    Abram bem os olhos e vejam toda a diversidade de Conceição, pois estão agora com dias contatos.

    ResponderExcluir
  15. Em quanto a mineração esta a mil por hora , a estrada que liga Serro a Conceição também esta sendo destruída a mil por hora.São carretas passando dia e noite, pesadas, chuva intensa.elas ficam atoladas na estrada, atravessadas, quando chega alguma coisa para ajudar a puxar faz um buraco maior ainda.A estrada não passa carro só carreta da Anglo Ferrous com material para investir em seu projeto a estrada esta cada vez mais destruídas . alunos da escola estadual do Mato Grosso , vila que fica entre a cidade de Serro e Conceição estão ficando sem aula por causa falta do transporte, pois não passa ônibus nas estradas, os prejuízos desse investimento já estão vindo.um firma desse porte deveria se preucupar primeiro como bem estar das pessoas.que tal começarem a consertar a estrada que estão estragando, pois alunos precisão de educação e a população que usa essa estrada volta a suas atividades normais.

    ResponderExcluir
  16. coitada mesmo é alvorada de minas que ficou com a barragem de rejeitos e ainda um passivo ambiental gigantesco e nenhuma compensaçao financeira, pois o prefeito so pensou em se mesmo..


    triste, triste

    ResponderExcluir
  17. Toda atividade que depende do meio ambiente gera degradação ao meio, principalmente aquelas que necessitam de grandes áreas para implantação do projeto e, para isso, existe a Lei Ambiental que especifica sobre a compensação dessas áreas.
    Agora, existe os pós e contra em relação à Mineradora, porém, do meu ponto de vista é de grande importancia para a economia local e para o desenvolvimento socioeconomico, porque estas empresas ao iniciar o projeto, talvez não vemos benefícios imediatos, mas estes são a longo prazo. Eu acredito que este projeto é de grande valor para todos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Cordel da Energia