Aula de energia

Achei pertinente, neste momento em que se discute Belo Monte e a matriz energética brasileira, postar dois vídeos de uma verdadeira aula sobre os temas. O pesquisador Antonio Nobre explica, de forma didática e muito clara, como o Brasil é refém de grandes empresas e como o Estado se curva a elas, aceitando a "ditadura da oferta" para tocar  uma "economia funerária".


Belo Monte, diz ele, vai servir para alimentar o complexo do alumínio e para exportar lingotes sem valor agregado. Os vídeos são imperdíveis para aqueles que querem se aprofundar no assunto e dirimir dúvidas criadas pela falácia das empreiteiras, empresas eletrointensivas e governo.


O pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Antonio Nobre, falou  no debate "O Brasil e a energia do amanhã", promovido por CartaCapital e pela revista digital Envolverde, em agosto de 2010. (TM)

 

Comentários

  1. Foi em 2010, e de nada adiantou.
    A ditadura capitalista quer mesmo 'enterrar' seus bilhões em Belo Monte.
    Azar deles, pois é burrice mesmo.
    Mas a obra serve mesmo é como desculpa para fazer a maioria dos políticos e empresas envolvidos na obra um pouco mais ricos.
    Ou seja: para eles não faz a menor diferença que o planeta se acabe, ou que uns índios morram, ou que a usina vá ficar sem água durante 7 meses no ano.
    Pena que a imagem do vídeo esteja 'apertada'.
    Gostaria de poder ver as caras dos outros 'debatedores' quando ouviam tantas informações interessantes e alternativas para nosso modelo atual de uso das energias disponíveis.

    Bosco Carvalho
    Revista ecoLÓGICA
    Diretor de Comunicação

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Cordel da Energia